Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2015

7 brincadeiras fáceis para os dias de chuva

Nos dias de chuva, sem poderem sair de casa, as crianças tendem a ficar entediadas, não é mesmo? Essa é, então, a oportunidade perfeita para passar alguns momentos agradáveis em família. Existem várias atividades e brincadeiras fáceis que podem garantir horas de diversão. Com jogos e gincanas, até mesmo ensinar os pequenos como arrumar o quarto pode virar uma atividade divertida. Confira algumas ideias:

1. Brincar de continuar o desenho

O legal desta brincadeira é que ela estimula a cooperação entre as crianças. Sentadas em roda, uma delas começa fazendo um traço com lápis de cor no papel, passa para a seguinte e assim em diante até o desenho tomar forma e ser completado. No final, quem começou a brincadeira tem que adivinhar o que é. Vale pendurar depois os desenhos na geladeira.

2. Jogar dominó

E que tal ensinar às crianças um jogo clássico? A família toda pode participar do dominó. Misture as peças e distribuia sete para cada jogador. Quem tiver a peça com o maior valor total começa. Depois, na sequência, cada um deve adicionar uma peça de mesmo valor em qualquer um dos lados. Quem não tiver, passa a vez. É diversão garantida!
Imagem: Pixabay
3. Fazer bolinhos de chuva

Além de fácil e rápida de fazer, esta receita deixa qualquer tarde (com chuva ou não!) mais alegre. Então, mãos à massa! As crianças podem ajudar a pegar os ingredientes, quebrar os ovos e mexer a massa, enquanto um adulto cuida da fritura. Para finalizar, é só pedir para os pequenos mestre cucas polvilharem os bolinhos com açúcar e canela e está pronto o lanche. Hummm… que delícia!

4. Organizar o quarto brincando
Que tal então aproveitar o dia chuvoso para unir o útil ao agradável? Arrumar o quarto pode ser uma atividade divertida quando vira uma gincana. Você pode fazer uma competição entre as crianças para ver quem guarda os brinquedos mais rápido, arruma a cama primeiro… Uma outra ideia de tarefa é transformar o cesto de roupas sujas em uma cesta de basquete, e as crianças brincam de arremessar as roupas sujas nela. Ao mesmo tempo em que você entretém os pequenos, eles também aprendem as dicas de como arrumar o quarto. Uma ótima ideia, não?

Imagem: Pixabay

5. Brincar de mímica

Duas folhas de papel, duas canetas e muita imaginação é tudo o que se precisa para brincar de mímica. Forme dois times com as crianças. Elas devem escrever nomes de filmes, quadrinhos e desenhos animados em pedacinhos de papel. Depois do sorteio, as crianças tem 3 minutos para adivinhar. Ganha o time que acertar mais!

6. Plantar uma semente de feijão

Observar a natureza em ação é uma experiência que deixa as crianças fascinadas. Basta forrar o fundo de um copo de vidro com uma bolinha de algodão, umedecer com um pouquinho de água, colocar a semente de feijão no centro e deixar o copo em um lugar iluminado para germinar. Depois é só acompanhar dia a dia o processo de desenvolvimento da planta.

7. Montar lego

Esta é uma brincadeira que nunca sai de moda. As peças de cores e tamanhos variados oferecem a possibilidade de infinitas combinações na hora de construir. É só soltar a imaginação!
Imagem: Pixabay

O que achou das sugestões? Você tem mais alguma dica de brincadeira para dias de chuva?

Este artigo é uma contribuição do Cleanipedia a este Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente eu vou amar!