Páginas

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Formas divertidas de pintar com nossos filhos

Nos dias de hoje, conseguir que nossos filhos não se interessem por videogames e outras formas de diversão eletrônica e tecnológica é quase impossível. Isso muitas vezes impede que nossos pequenos descubram talentos ligados às diferentes áreas artísticas. Como mães, devemos tentar convencer nossos filhos a realizar atividades criativas que possibilitem um autoconhecimento sobre seus próprios talentos e habilidades.
Hoje, o blog traz dicas de brincadeiras infantis envolvendo pintura para as crianças, que poderão ser feitas de forma fácil e divertida, permitindo que elas explorem diversas formas e modelos.
1) Pintura com pés e mãos: simples e divertida, é uma forma ideal de diversão artística para os pequenos que ainda não tem coordenação motora necessária para pinturas mais minuciosas com pincéis pequenos. Usando de tinta guache, que não é difícil de remover das roupas das crianças, prepare recipientes de tamanhos diferentes com cores de tintas variadas. Em uma tela de canvas branca, crie com seus pequenos uma arte colorida, organizada ou bagunçada, envolvendo mãos e pés molhados na tinta. O uso de cores diversas e a proposta de que o quadro será usado como presente para algum membro especial da família ou para a decoração do próprio quarto deles trará uma quantidade extra de empolgação. Para ideias de pinturas com mãos e pés, acesse este link.
2) Pintura com batatas: descasque e corte batatas cruas ao meio. Este trabalho deve ser feito pelos pais, uma vez que facas afiadas serão necessárias para um trabalho mais apurado. Corte na superfície da metade de uma batata figuras variadas como: coração, estrela, carinhas e outros símbolos. Deixe que os pequenos mergulhem a superfície cortada nas tintas de sua preferência e, com as batatas, "carimbe" o papel ou canvas para obtenção de pinturas com as mais diversas formas.
3) Pintura com esponjas: utilizando a parte amarela das esponjas de cozinha, prepare vasilhas com cores de tintas diferentes. Incentive seus filhos a usar tons diferentes da mesma cor, uma vez que a pintura com esponja permite efeitos degradê belíssimos de paisagens como mar, montanhas, céu, campos verdes, etc. Mergulhe uma esponja na tinta guache e drene o excesso antes de aplicar no papel. Este estilo de pintura requer mais tempo para se obter um resultado perfeito, portanto é importante que as crianças testem seu talento com a esponja em pedaços de papel onde elas possam medir a força e a quantidade de tinta ideais a serem usadas para criar um efeito bonito e desejado. No YouTube é possível encontrar vídeos de como fazer a pintura com esponjas.
Há diversos outros tipos de atividades com pinturas que podem ser feitas pelas crianças. Existem tintas caseiras, pintura a óleo, além de outros tipos de atividades com aquarela que podem ser compradas em bancas de jornais, etc. A internet fornece muitas sugestões de atividades que permitirão que seus pequenos trabalhem seu talento de pintor nas mais diversas formas.


Artigo produzido em parceria com a OMO em 11/02/2014

Um comentário:

  1. Passando para conhecer, adorei se blog. Bjs, Lu
    www.soumaededoisanjinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente eu vou amar!