Páginas

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Gripe? Resfriado? Dúvidas e mitos!!!!!...

Quando Thiago tinha apenas 2 meses de idade, quase 3 meses, pegou um resfriado, nossa fiquei com tanto medo, ele tão pequeno e já doentinho, ficou com muito catarro no nariz e no peito, tive medo dele sufocar, primeiro achei que ele tava com a garganta inflamada, fiquei com muitas dúvidas do que ele poderia estar: com gripe ou um resfriado!!! Não dá para saber assim né, a solução correta é levar ao pediatra e foi o que fiz, lá ele foi examinado e o ped diagnosticou um resfriado, passou xarope, rémedio para febre e dor, que ele não teve graças a Deus e também nebulização!


Meu principe lindo com 2 meses, nem parecia que tava dodói!!

Mas o que é essa tal de gripe?

A gripe é uma doença contagiosa resultante da infecção pelo vírus influenza. O vírus influenza infecta o tracto respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos) podendo atingir diferentes espécies (humanos, aves, suínos, etc.). Existe uma especificidade de certas estirpes para cada espécie, isto é vírus que, por exemplo, infectam habitualmente as aves só raramente infectam humanos. No entanto, os vírus específicos de uma espécie podem sofrer uma mutação que lhes confere capacidade de infectar outra espécie. Os peritos consideram que a próxima pandemia (epidemia de grandes proporções que surge em diversas zonas geográficas mais ou menos em simultâneo) de gripe poderá vir a surgir desta forma.

E o resfriado?

A constipação ou resfriado (também conhecida por nasofaringite ou rinofaringite) é uma doença infecciosa viral do aparelho respiratório superior que afecta sobretudo a cavidade nasal. Os sintomas incluem tosse, garganta inflamada, muco nasal e febre, que normalmente desaparecem ao fim de sete a dez dias, embora alguns dos sintomas se manifestem até três semanas. Existem mais de 200 vírus associados às causas da constipação, sendo os mais comuns os rinovirus.

Saiba as principais diferenças entre gripe e resfriado:



Mito 1 – Espirrei. Estou com gripe ou resfriado?

O fato de espirrar não significa necessariamente que a pessoa está resfriada. Ela pode ser alérgica a alguma coisa ou ter entrado em contato com o ar frio e, desta forma, o corpo sofreu uma reação. O espirro é uma reação fisiológica do organismo para eliminação de impurezas depositadas nas vias aéreas.

Mito 2 – Quando o tempo muda, sempre pego gripe. É correta a afirmação?

Não. Na verdade, se a pessoa tem condições de se levantar, ir trabalhar e fazer as atividades diárias normalmente, ainda que com o nariz entupido ou com secreções escorrendo, espirros e moleza, ela está resfriada. Num quadro gripal, o infectado não consegue ao menos sair da cama, e tem, obrigatoriamente, febre durante alguns dias.

Mito 3 – Se pegamos uma vez um resfriado, será difícil contrairmos outro de novo?

O resfriado é causado por centenas de vírus, não apenas por um. Isso significa que, se ficamos imunes a um, futuramente outro poderá nos infectar. Durante a vida, adquirimos vários resfriados por conta deste fenômeno.

Mito 4 – Então deve ser o mesmo que acontece com a gripe: diversos tipos de vírus nos atacam e nos infectam várias vezes.

Segundo o médico da cooperativa mineira, no caso da gripe, existe uma diferença. Na Antigüidade, não se conhecia a causa da doença. Entretanto, os italianos perceberam que havia uma relação entre os sintomas da gripe e o inverno. Diziam que era a “influenza di freddo”, ou seja, influência do frio. Por isso, o vírus da gripe é conhecido como influenza, e se caracteriza por estar em permanente mutação ou por sofrer recombinação genética. Neste último caso, contra o vírus totalmente modificado, ficamos sem defesa alguma. Este tipo é capaz de gerar, inclusive, uma pandemia de gripe.

Mito 5 – Então é o frio que causa um ambiente favorável para a gripe?

No inverno, há tendência de existirem aglomerações maiores de pessoas e esta proximidade viabiliza a proliferação do vírus. Ele não é o causador, mas cria condições para a disseminação da doença. Para que uma pessoa contamine outra ao tossir, espirrar ou falar é preciso que entre elas exista uma distância de, no mínimo, 90cm.

Mito 6 – Injeção e xarope são armas contra a gripe e o resfriado?

É importante as pessoas saberem que não existe injeção contra a gripe. “Muitas farmácias prescrevem com freqüência injeções a base de óleo de eucalipto, o que pode provocar reações alérgicas e até mesmo matar”, alerta Clorivaldo Rocha Corrêa. Na verdade, o doente precisa mesmo é de repouso e boa hidratação oral para umedecer as secreções para que sejam mais facilmente expelidas. Ingerir líquidos ajuda também no controle da febre, já que ela aumenta com a perda de líquido pela transpiração. Analgésicos e antitérmicos funcionam amenizando os sintomas, e os xaropes facilitam a fase da tosse com secreção, pois os fluidifica. Porém, o melhor “xarope” é a água mesmo, segundo o clínico geral.

Mito 7 – Quando ficamos doentes, logo alguém aconselha a ingestão diária de vitamina C. Ela funciona mesmo?

A Medicina não conseguiu o embasamento científico que justificasse a indicação de Vitamina C nos casos de gripes e resfriados. O cientista Linus Pauling, que ganhou os Nobels de Química e da Paz, defendia o uso da substância no combate a tais infecções. Porém, os médicos costumam questionar a afirmação.

Mito 8 – E o alho, ajuda a combater a gripe como dizem?

Isto não é um mito, e sim a pura verdade. O alimento é eficaz na prevenção e cura de resfriados, pois essa planta tem substâncias como a alicina, de ação antiinflamatória e antibacteriana. Na Antiguidade, ele era empregado pelos egípcios, para combater diarréia, e também pelos gregos, como regulador de problemas pulmonares.

Mito 9 – E a vacina, funciona mesmo?

A vacina é trivalente, ou seja, cobre três vírus gripais que estejam prevalecendo na época. Como os vírus são mutantes, nem sempre tem 100% de eficiência. Trata-se de uma dose única, administrada no pré-inverno, entre os meses de fevereiro, março e abril. Segundo Clorivaldo, o “público-alvo” da vacina é o grupo de risco, ou seja, indivíduos com maior propensão a complicações em decorrência da infecção: crianças pequenas, pessoas acima de 50 anos, indivíduos com problemas pulmonares (asmáticos e fumantes) ou cardíacos, diabéticos, hipertensos e gestantes. Cabe aos indivíduos fora deste grupo decidir pelo o uso ou não da vacina.

Mito 10 – É verdade que se tomarmos a vacina, no dia seguinte estaremos gripados?

Em hipótese alguma isto acontece, já que na vacina não há vírus vivo. “É normal nos dois primeiros dias após a vacinação uma dormência e vermelhidão no local de aplicação da dose, febre baixa (em torno de 38º C) e sintomas da gripe de forma branda. Em grande parte dos casos, a pessoa já apresentava o vírus incubado antes de receber a vacina. O que ocorre é uma resposta imunológica imediata do organismo após o vírus ser despertado”, explica Clorivaldo Rocha Corrêa.

As contra-indicações da vacina são alergia verdadeira, aquela na qual existe reação anafilática a qualquer componente da vacina. Entre eles, proteína do ovo, neomicina e timerosal. “Em geral, indivíduos que possuem alergia verdadeira a esses componentes já têm conhecimento desse problema”, atesta o médico cooperado da Unimed Juiz de Fora. Além disso, não deve tomá-la quem tem doenças agudas ou febris, doenças neurológicas em atividade e antecedente de Síndrome de Guillian-Barré.


Meu principe agora com 1 ano e 3 meses, pegou outro resfriado, mas já está sendo tratado e logo ficará bom!!!!

Fontes:
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/gripes-e-resfriados/
http://www.gripe.org.br/resfriado.html
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/03/especialistas-diferenciam-sintomas-e-caracteristicas-de-gripe-e-resfriado.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Resfriado

3 comentários:

  1. Nossa que bom post. Muitas mamães vão comentar, tirar mais duvidas, e ficar esclarecidas com algumas que já tinha. Parabéns querida :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post, bem explicativo e fácil de entender.
    Beijos
    Fran

    ResponderExcluir
  3. TiTia agora segue o diário dos meus amores.

    ResponderExcluir

Comente eu vou amar!