Páginas

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Atividades divertidas para fazer com as crianças no verão

Verão é sinônimo de dias mais longos, sol forte, praia e, claro, muita diversão. Para quem tem um pequeno em casa verão também é sinônimo de muita imaginação para mantê-lo ocupado durante as férias de janeiro.

Nesta época do ano a rotina escolar parece ser um sonho distante e é preciso planejar diversas atividades para que as crianças não se sintam entediadas ou desmotivadas. O que não vale é deixar esses lindos dias ensolarados passarem com os olhos grudados na TV.

Então, que tal dar uma olhada nas dicas abaixo e adotar algumas delas para tornar esses dias mais agitados e cheios de novidades para contar na volta às aulas?

Foto:Clark Maxwell

Dicas de atividades culturais

Além dos filmes que os grandes estúdios costumam lançar nesta época do ano nas telas de cinema, uma boa opção é levar as crianças para passearem em museus. Esta é também uma opção econômica já que museus costumam ter ao menos um dia gratuito durante a semana.

Se este parece ser um programa muito tradicional, ele pode se tornar extremamente divertido: leve cadernos de desenho e encoraje as crianças a reproduzirem ou interpretarem os quadros que mais lhes chamarem atenção. Quando chegar em casa, é hora de pintar se inspirando nos grandes mestres e sem se preocupar sobre como tirar as manchas das roupas depois.

As livrarias também costumam ter atividades direcionadas ao público infantil durante esta época do ano. Leituras animadas, teatrinhos, etc. Use as férias para criar na criança um interesse sobre arte e literatura.

Passeios ao ar livre

Ir ao parque é sempre um evento para a criançada. É também um ótimo momento para gastar energia e socializar com outras crianças. Aproveite para levar a bicicleta, bola e se divertir ao ar livre. Além de fazer aquele piquenique delicioso à sombra de uma árvore.

Relembrando brincadeiras tradicionais

Video-games são bastante divertidos, mas quando eles ainda não existiam era preciso inventar todo tipo de passatempo para se divertir. Amarelinha, bola de gude, esconde-esconde, pega-pega, pião, etc. A lista é infinita! Então que tal compartilhar momentos da sua infância com seu filho e ensinar para ele algumas brincadeiras tradicionais?

Diversão em casa

Tendo tanto tempo livre em casa, as férias também podem ser uma boa oportunidade para integrar seu filho à rotina doméstica. Afinal, é importante criar um senso de coletividade desde pequeno.

Então, por que não pedir ajuda na cozinha para lavar os pratos depois do almoço ou procurar uma receita simples de bolo para fazerem juntos? Quem sabe até ensinar a como tirar manchas de roupas depois daquela atividade com tintas coloridas?

E se as férias deste ano já estão quase no final, não tem problema. Pode ter certeza de que o seu filho ainda vai achar muita energia para se divertir com algumas dessas ideias.

Este artigo é uma contribuição do Cleanipedia a este Blog.